Publicado em Deixe um comentário

Mission Planner – Survey Grid Adicionar Câmera

Mission Planner – Survey Grid Adicionar Câmera – Este tutorial é útil para todos os usuários cujo as Câmeras / Lentes não estão nos Presets do Mission Planner;

Vejam todos os posts sobre o Misson Planner Clicando  Aqui;

Configuração 

A correta configuração da sua Câmera no Misson Planner é a chave do sucesso do seu plano de voo. Com esta configuração feita de forma correta as sobreposições que você marcar no plano de voo estarão corretas. E assim você poderá fazer o seu mosaico normalmente.

O que é necessário entender?

Antes de explicar o procedimento de cadastro de câmera vou explicar na forma mais objetiva possível os detalhes necessários para o correto ajuste do Misson Planner.

Supondo que você possui Duas Câmeras em Mãos:

A primeira Câmera é uma Samsung NX Mini com Lente de 16mm, supondo que eu coloque essa máquina a exatos 100cm da uma parede de azulejos. Com esta distância eu consigo ver pelo visor 3 azulejos de largura por 2 Azulejos de Altura de fato.

Survey Grid Adicionar Câmera

A segunda Câmera é uma Sony Alpha A6000 com uma Lente de 16mm TAMBÉM!! Esta Câmera está fixada no tripé também a exatos 100cm de distância da parede. Neste caso agora eu consigo ver 5 azulejos de largura por 3 de altura.

Survey Grid Adicionar Câmera

Por que isso?

Você pode achar que a diferença está na marca/modelo das câmeras, obviamente se fossem a mesma marca os resultados poderiam ser um pouco diferentes. Mas ao contrário disto, o  principal fator que está causando esta diferença é o tamanho do SENSOR da câmera. Câmeras com sensores maiores conseguem capturar uma área maior.

A Samsung NX Mini tem um sensor de 1″

Survey Grid Adicionar Câmera

Enquanto a Sony A6000 Tem um sensor APS

Survey Grid Adicionar Câmera

Como podemos observar o Sensor da Sony é bem maior conseguindo captar uma imagem maior também.

Configurando o Misson Planner

Existe uma grande confusão que, ao configurar a Câmera no Mission  Planner, muitos acham que basta entrar no Mission Planner, “Ler” a foto e o Mission Planner irá automaticamente fazer a configuração correta da câmera!

Isto é um GRANDE Equívoco!

Mission Planner – Survey Grid Adicionar Câmera

Para o correto cadastro da sua Câmera abra o Mission Planner e tenha em mãos:

  1. Tamanho do sensor da sua Câmera;
  2. Comprimento Focal sua Lente(16mm, 20mm 50mm e etc…) que está em uso na câmera;
  3. Uma foto tirada com a câmera, lente e configuração que irá usar em voo;

Com esses dados em mãos vá na guia Plano Voo(Flight Plan).

Survey Grid Adicionar Câmera

Defina um polígono qualquer para você ter acesso a tela Survey Grid. Em seguida, em cima do mapa, clique com o botão direito do mouse em “Auto WP\Survery (Grid)”.

Survey Grid Adicionar Câmera

Dessa maneira abrirá a tela para criar um Survey Grid. Certifique-se que a opção “Advanced Options” nesta tela esteja marcada.

Survey Grid Adicionar Câmera

Após isso selecione a Guia “Camera Config”

Survey Grid Adicionar Câmera

Clique em “Load Sample Photo”, então, navegue até o diretório que estiver a foto e clique em abrir, o sistema irá ler as informações da foto conforme imagem abaixo:

Survey Grid Adicionar Câmera

O problema aí é que não carrega o tamanho do sensor. Com isso temos um tamanho de imagem errado. Repare o tamanho da imagem obtida na foto, no campo Footprint na base da janela temos o tamanho, neste caso 381,9X253,5m:

Survey Grid Adicionar Câmera

Por certo, se cadastrássemos assim teríamos um sério problema. Na sobreposição, o sistema entenderia que a foto teria um tamanho “X” quando na realidade  tem outro tamanho. Portanto observe na imagem abaixo com a configuração correta do tamanho do sensor(8,8mm X 13,2mm). Com isso podemos observar que o FootPrint(tamanho da imagem obtida) caiu quase pela metade(214,5x143m):

Survey Grid Adicionar Câmera

Após isso é só salvar para usar nas missões que for gerar posteriormente.

Notas de Agradecimento

Agredeço ao Marcelo Haupental o qual me ajudou muito no entendimento dessas questões!!

Fontes

Comprimento focal X tamanho dos sensores 1

Tamanho dos sensores e suas influências

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *